Cover Mockup copy

© BRIGITTE NIEDERMAIR

Genialidade em traços
Brigitte niedermair

A Dior apresenta as fotografias de Brigitte Niedermair em uma publicação inédita que retraça as etapas de seu processo criativo. Um trabalho fascinante, de longa data, iniciado desde suas primeiras colaborações com a Maison1. Por Tancrède Bonora.

Tudo começa com um croquis. Um traçado a lápis sobre uma folha branca. Um toque de cor em uma blusa bordada ou que revela os contornos dos lábios de uma manequim. Assim como um estilista de moda que delineia as curvas e os drapeados de um modelo em seu caderno de desenho, Brigitte Niedermair concebe suas poses à mão. Os croquis são um prelúdio à imagem. Desenhos que esboçam uma primeira etapa.

No novo livro publicado pelas Edições Rizzoli2, a fotógrafa, colaboradora fiel da Maison, revela a gênese de suas composições. Uma cativante viagem que evidencia seu acentuado interesse pelos detalhes: da simetria às silhuetas, do cenário à paleta de cores, de um bordado precioso ao caimento de um vestido, tudo é sabiamente estudado.

Arte em si – desenhos poéticos e colagens virtuosas –, um trabalho preliminar que culminou na realização de suas mais emblemáticas fotos e campanhas. Uma arte sóbria, instantaneamente reconhecível, que sublimou diversos universos da Maison, da alta-costura à joalheria, passando pela maquiagem. Desde sua chegada na Maison em 2016, Maria Grazia Chiuri – fascinada pelo talento plural dessa artista excepcional – começou a tecer um diálogo único com a fotógrafa que “luta por uma imagem”, que se dedica a capturar, com elegância e uma provocação sutil, as criações femininas da Dior, a excelência de seu savoir-faire, uma temporada após a outra.

1. Inúmeros diálogos criativos e preciosos iniciados com Raf Simons e depois com Maria Grazia Chiuri, prolongados nos universos da beleza e da alta joalheria Dior.

2. Intitulado Niedermair Dior. Dessin / photographie, esta obra excepcional será lançada em 9 de setembro de 2025.

p221_RTW_FW_2022

© Brigitte Niedermair

p211_RTW_FW_2022

© Brigitte Niedermair

02_ok_RGB_300_Dior_Fall19

© BRIGITTE NIEDERMAIR

Dior-Miniatur_08

© BRIGITTE NIEDERMAIR

Quais são suas fontes de inspiração para a concepção de seus enquadramentos e cenários extraordinários? Suas referências são tão variadas como um inventário de Jacques Prévert: pinturas do Renascimento, arquivos de Monsieur Dior, ícones da fotografia de moda – começando pelos americanos Irving Penn ou Robert Mapplethorpe –, o surrealismo, além das telas de Henri Matisse e os romances de Stendhal.

A artista tem o ímpeto de se libertar de todas as amarras. Aos dezoito anos ela integrou a academia de belas artes de Munique. Porém, a experiência durou pouco, pouquíssimo. “Depois de trinta minutos eu fui embora. Todos pareciam tão tristes. Eu ouvia uma voz que me dizia:Corra, vá embora já!’”. Para Brigitte Niedermair, a vida real estava em outro lugar. Equipada com sua box camera, ela percorreu as montanhas austríacas do Tirol, construindo aos poucos seu olhar e a precisão de suas perspectivas ímpares. Dois anos depois, no início dos anos 1990, ela se mudou para Milão para encarar o frenético mundo da moda. Seu comedimento e calma contrastavam com o tumulto circundante. Como uma evidência, ela decidiu continuar usando as câmeras analógicas de sua juventude, sem se dobrar aos encantos do digital.

Dez anos fotografando e sublimando as coleções Dior, e usando o mesmo método. Com a alma impregnada de seus croquis preliminares, ela se projeta tranquilamente sobre o negro intenso de seu aparelho fotográfico. Sua visão é clara. O obturador dispara. O barulho remete a uma “espada de samurai que corta o ar”. A foto será definitiva. Pois Brigitte Niedermair nunca reenquadra. O que foi fotografado subsiste. Como um traçado indelével. Um paradoxo fulgurante. Ela abraça a liberdade comprometendo-se com o enquadramento de suas imagens. Um desejo pelo absoluto, verdadeiro eco às palavras de Christian Dior: “Um vestido bem cortado é um vestido com poucos cortes”3.

3. Christian Dior et moi, Christian Dior, Librairie Vuibert.

Cover Mockup copy
p221_RTW_FW_2022
p211_RTW_FW_2022
02_ok_RGB_300_Dior_Fall19
Dior-Miniatur_08