| Tudo começa com um croquis. Um traçado a lápis sobre uma folha branca. Um toque de cor em uma blusa bordada ou que revela os contornos dos lábios de uma manequim. Assim como um estilista de moda que delineia as curvas e os drapeados de um modelo em seu caderno de desenho, Brigitte Niedermair concebe suas poses à mão. Os croquis são um prelúdio à imagem. Desenhos que esboçam uma primeira etapa.
No novo livro publicado pelas Edições Rizzoli2, a fotógrafa, colaboradora fiel da Maison, revela a gênese de suas composições. Uma cativante viagem que evidencia seu acentuado interesse pelos detalhes: da simetria às silhuetas, do cenário à paleta de cores, de um bordado precioso ao caimento de um vestido, tudo é sabiamente estudado.
Arte em si – desenhos poéticos e colagens virtuosas –, um trabalho preliminar que culminou na realização de suas mais emblemáticas fotos e campanhas. Uma arte sóbria, instantaneamente reconhecível, que sublimou diversos universos da Maison, da alta-costura à joalheria, passando pela maquiagem. Desde sua chegada na Maison em 2016, Maria Grazia Chiuri – fascinada pelo talento plural dessa artista excepcional – começou a tecer um diálogo único com a fotógrafa que “luta por uma imagem”, que se dedica a capturar, com elegância e uma provocação sutil, as criações femininas da Dior, a excelência de seu savoir-faire, uma temporada após a outra. | 1. Inúmeros diálogos criativos e preciosos iniciados com Raf Simons e depois com Maria Grazia Chiuri, prolongados nos universos da beleza e da alta joalheria Dior. | 2. Intitulado Niedermair Dior. Dessin / photographie, esta obra excepcional será lançada em 9 de setembro de 2025. |
|