dior-bangkok-artists- © pierremouton-1018898 (2)

© PIERRE MOUTON

Uma nova estrela na constelação Dior: Mauro Colagreco

Um chef multiestrelado para um espaço único no mundo. Mauro Colagreco assina o magnífico menu do Café Dior do Dior Gold House, um concept store fascinante inaugurado em dezembro pela Maison. Um encontro virtuoso. Por Marie Audran.

MARIE AUDRAN: Como a visão de Christian Dior o inspirou?

MAURO COLAGRECO: Primeiramente o que me cativou foi a nossa paixão em comum pelos jardins, que vemos como lugares de renovação e inspiração. Esse laço profundo me levou a explorar a história da Maison e visão de Monsieur Dior. Fiquei comovido ao descobrir sua curiosidade pelas conexões e interações que movem o nosso universo. Ele ousava dar um lugar de destaque ao mistério. Tenho uma grande admiração por isso.

M.A.: Quais são os valores que os unem?

M.C.: A criatividade, a superação pessoal, o enaltecimento da natureza, a partilha. Adoraria ter conversado com ele. Tenho certeza de que passaríamos horas em um jardim conversando... Fico muito feliz em poder homenageá-lo através das nossas sobremesas e coquetéis, em poder unir os nossos universos: o da alta-costura e o da alta gastronomia, que são intimamente ligados.

M.A.: Suas magníficas criações para o Dior Gold House, em Bangkok, sublimam justamente esse amor pela natureza…

M.C.: O respeito pelos ciclos da natureza é a base da minha cozinha. Esta filosofia define o meu trabalho e teceu um diálogo único entre os códigos emblemáticos da Dior e os nossos cinco hectares de jardins de permacultura e agricultura biodinâmica. Justamente, com relação à agricultura biodinâmica, acreditamos que o cosmo tem uma influência sobre os seres vivos, que o crescimento das plantas é impactado pela lua e pelos planetas. Imaginem a minha alegria ao descobrir que Monsieur Dior também acreditava em uma certa influência cósmica. Cada criação possui sua própria identidade, encarna um milagre da natureza, seja ela uma abelha, uma rosa ou uma flor tagete – um tipo de cravo muito presente na cultura tailandesa. É muito importante para mim irradiar a beleza do país. Um dos nossos doces adota a forma dessa belíssima flor, comportando uma mistura de sabores de manga, maracujá e pistache. Uma iguaria deliciosa!

D : Culture - Portrait Mauro Colagreco
 / 
00:00
D : Culture - Portrait Mauro Colagreco
 / 
00:00

© Melinda Triana

Três estrelas, uma constelação de sonhos e uma criatividade infinita

“Cada criação do Café Dior, em Bangkok, revela surpresas e subtilidades únicas. Esta escolha e abordagem criativa transmitem uma mensagem importante sobre a necessidade de preservar a nossa biodiversidade, indispensável para os seres humanos. Poder integrar essa sensibilidade no Dior Gold House é um verdadeiro privilégio.” Mauro Colagreco, que deu aulas sobre influências cósmicas na Universidade de Harvard, promove uma gastronomia circular, celebrando incessantemente a preciosidade do que é “vivo”. Em 2006, ele se mudou para Menton, no sul da França, e fundou Mirazur, eleito o melhor restaurante do mundo em 2019*, consagrado com três estrelas Michelin. “No Mirazur, temos 365 estações, pois cada dia reflete o instante único que a natureza proporciona.” Seu comprometimento vívido foi reconhecido desde 2022 pela UNESCO, que o nomeou como o primeiro chef embaixador da boa vontade em favor da biodiversidade. Além do Mirazur, ele dirige diversos restaurantes em Bangkok, Londres, Tóquio, Hong Kong, Palm Beach, Buenos Aires… Movido por um desejo contínuo de aprendizado, ele continua indo atrás de seus sonhos, colocando a preservação do nosso planeta no cerne de suas pesquisas.

* Por The World’s 50 Best Restaurants.

dior-bangkok-artists- © pierremouton-1018898 (2)
Intro 50 Image CTA