F106 MD DIORESSENCE 25 P02F Hero Foulard

© INÈS DIELEMAN

A essência
de Miss Dior

Exibindo elegância e imbuído de acordes cativantes, a nova fragrância Miss Dior Essence encarna a quintessência da arte do perfume Dior. Um renascimento audacioso: um manifesto. Por Antonia Map.

F106 MD ESSENCE 25 M01G MJ TEST42

© MIKAEL JANSSON

* Catherine, amada irmã de Christian Dior, foi batizada de “Miss Dior” por Mizza Bricard, a segunda cariátide, musa inspiradora do estilista.

Como reinventar um ícone? Como revisitar o rastro de um perfume histórico, lançado por Christian Dior em 1947, logo após sua primeiríssima coleção, e que foi batizado em homenagem à querida irmã do estilista, Catherine*? O desafio de reinterpretar essa Miss há décadas celebrada poderia ser intimidante... Um desafio que o Diretor de Criação da Parfums Christian Dior, Francis Kurkdjian, brilhantemente enfrentou e conquistou. O perfumista concebeu uma declaração pop, intensamente dedicada a uma juventude e uma feminilidade audaciosas, recusando a monotonia.

Uma composição esplêndida! As notas de coração permanecem fiéis às suas origens, porém esta versão inédita revela, como em um gesto intenso e arrebatador, uma concentração nunca antes obtida para Miss Dior. O jasmim sambac desabrocha em uma exuberância alucinante, enquanto sua base amadeirada de carvalho enlaça com sensualidade. A nota licorosa de geleia de amora associada à flor de sabugueiro confere uma deliciosa saída gourmande. Neste elixir explosivo, Essence se autoafirma em uma reivindicação assertiva, como um manifesto olfativo ultracontemporâneo.

Voltemos um pouco no tempo, em 1947, quando Miss Dior debuta... A sede da Maison, no 30, avenue Montaigne, recebe naquele 12 de fevereiro de temperaturas glaciais, uma coleção que lançaria não apenas uma moda, mas também uma revolução do vestuário feminino do pós-guerra, o New Look, segundo a exclamação efusiva da jornalista americana Carmel Snow. E apesar da fragrância final não estar pronta (ela será comercializada a partir de dezembro do mesmo ano), as ajudantes de Monsieur Dior, les petites mains, borrifam discretamente o aroma nos emblemáticos salões da Maison. Esses mesmos salões que receberam em suas preciosas cadeiras medalhão, as redatoras de moda das revistas mais prestigiadas. Teria o perfume agido como uma sedutora poção mágica?

M157_LOOK_FALL_25_P08i_GAMME_ROSE_NEW_FOND_L4_F39_DET

© FEDERICO BERARDI

Beauty - CAMPAIGN MISS DIOR
 / 
00:00
Beauty - CAMPAIGN MISS DIOR
 / 
00:00

© Manu Cossu

F106_MD_ESSENCE_25_D07E_Pack_Foulard_L4_F39

© INÈS DIELEMAN

Uma coisa é certa, as ambições de Christian Dior para a fragrância eram tão grandes quanto seu afeto por sua irmã e musa, que também foi uma grande heroína da Resistência Francesa.

Esse opus inaugural deveria “exalar o amor”, como ele dizia, mas também ser capaz de restituir a alma criativa do estilista. Assim como Proust e sua madalena, Monsieur Dior conhecia melhor do que ninguém o poder sedutor dos aromas, tendo sido iniciado aos segredos das flores no roseiral da mansão Les Rhumbs, em Granville. Nesse éden maravilhosamente criado por sua mãe, um paraíso vigoroso que resistia aos duros ventos vindos do Canal da Mancha. Um jardim onírico concebido por essa figura maternal chamada Madeleine... Como um encantador eco à obra Em busca do tempo perdido. O primeiro frasco de Miss Dior, com a “silhueta de um tailleur”, também contribuiu ao seu poder de atração, com seu laço poignard remetendo às suas origens na alta-costura.

O modelo de 2025 homenageia o delicado relicário em uma versão ainda mais exclusiva: com um laço em gorgorão preto, uma tampa de vidro e as quatro faces do frasco elegantemente gravadas com o padrão pied-de-poule, caro à Maison. E quem melhor que a sublime embaixadora da Dior, Natalie Portman, para dar um belo toque de malícia a Miss Dior Essence? Em uma campanha filmada nos lugares mais cativantes de Paris, a atriz exprime toda a audácia e modernidade dessa nova Miss. Vestindo um corpete com fecho zíper e botas de cano longo, nossa heroína percorre a Cidade Luz, dotada de um espírito totalmente livre, com uma aura rebelde ultrafeminina. Tal é a visão de Francis Kurkdjian, digno sucessor de Christian Dior, ambos apaixonados pelas mulheres e sua energia magnética: “A minha Miss Dior Essence é o reflexo olfativo de uma mulher confiante, um néctar amadeirado, sensual, colorido e que incorpora na pele.”

MissDior_ESSENCE BTS_66A_MD_F39

© SHERAZ DEBBICH

MissDior_ESSENCE BTS_07D_L4_F39

© SHERAZ DEBBICH

Irresistível Miss, do perfume à maquiagem

A Miss Dior é eterna. Símbolo de uma lenda. Mil vidas, múltiplas facetas. Vinte anos após o nascimento da fragrância Miss Dior, em 1947, Christian Dior lança uma coleção epônima, a primeira de prêt-à-porter da Maison, poucos meses antes dos movimentos libertários dos anos 1960. Ecoando esse ímpeto pioneiro, Maria Grazia Chiuri quis novamente dar vida à Miss Dior na linha Dior prêt-à-porter outono-inverno 2024-2025. Como se fossem grafites escritos à mão, a inscrição “MISS DIOR” em letras maiúsculas ocupam casacos e jaquetas, com ares síncronos de slogan e manifesto. Peter Philips, Diretor de Criação e Imagem da maquiagem Dior, também homenageia essa Miss incomparável com uma nova linha de make-up. O espírito é audacioso, vibrante e, claro, infinitamente elegante. Alternando os tons de coral, ameixa, rosa e marrom, estas criações Miss Dior se tornam verdadeiros ícones de beleza, elas sublimam o brilho das maçãs do rosto, destacam as pálpebras e iluminam os sorrisos, uma promessa às mulheres atuais de um toque ultramoderno, mais irresistível do que nunca.

F106 MD ESSENCE 25 D10B Main foulard_V05_MD_F39

© Inès DIELEMAN

F106 MD DIORESSENCE 25 P02F Hero Foulard
F106 MD ESSENCE 25 M01G MJ TEST42
M157_LOOK_FALL_25_P08i_GAMME_ROSE_NEW_FOND_L4_F39_DET
F106_MD_ESSENCE_25_D07E_Pack_Foulard_L4_F39
MissDior_ESSENCE BTS_66A_MD_F39
MissDior_ESSENCE BTS_07D_L4_F39
F106 MD ESSENCE 25 D10B Main foulard_V05_MD_F39