240922_DIOR_S01_162

© LOUISE & MARIA THORNFELDT

SAGG NAPOLI,
A AMAZONA

No coração do desfile Dior prêt-à-porter primavera-verão 2025, a italiana SAGG Napoli fez uma performance, apresentando sua prática do tiro com arco, no seio de uma instalação concebida especialmente para a ocasião. Retrato de uma artista única. Por Boris Bergmann.

Na penumbra, uma estrutura de vidro e metal, com 70 metros de comprimento reflete uma luz tênue. Frases emergem, como slogans solenes e de protesto: “May the building of a strong mind and a strong body be the greatest work I have ever made.” Uma jovem mulher avança, acompanhando as palavras, e entra na redoma. Escultural e atlética, ela leva consigo um arco e uma aljava. Lentamente, com precisão e exatidão, ela atira uma flecha. O público prende a respiração. A flecha atravessa o espaço, penetra, acerta em cheio na outra extremidade, um olho desenhado em seu alvo. A arqueira sorri. O desfile pode começar. Inabalável, em meio aos triunfantes looks criados por Maria Grazia Chiuri para a coleção Dior prêt-à-porter primavera-verão 2025, a amazona continua sua demonstração, atingindo sistematicamente seu alvo, em uma coreografia de gestos hipnóticos.

SAGG Napoli é o nome da mulher que pensou e executou tal proeza. Por trás desse acrônimo está o nome de Sofia Ginevra Giannì, nascida em Nápoles, em 1991. Sua cidade natal, no sul da Itália, é o ponto de partida de sua expressão artística. Entre o Vesúvio e o Mediterrâneo, os relatos, a população, os seres e o imaginário coletivo se misturam. SAGG Napoli se nutre de todos esses entrelaçamentos históricos e geopolíticos. Ela questiona o sul da Europa, essa região tão única na sua forma de ser e comunicar, sua ousadia, sua capacidade de resistência, sua violência e sua poesia, para dar vida à sua obra multifacetada.

Culture - Portrait - Sagg Napoli
 / 
00:00
Culture - Portrait - Sagg Napoli
 / 
00:00

© Melinda Triana

Por exemplo, no vídeo You’re a Lie With Smooth Thighs and Painted Nails, ela captura os saltos vertiginosos que fazem os jovens do bairro de sua avó, revelando como os napolitanos se apossam do espaço de uma cidade onde os transportes públicos são falhos. O lugar das mulheres na sociedade, assim como a representação do corpo feminino, também são temáticas onipresentes em suas pesquisas, especialmente através de um novo projeto dedicado à Taranta, uma música eletrônica com uma batida ultrarrápida, muito em voga no sul da Itália e cujo nome deriva de tarântula. Há 100 anos, uma lenda dizia que as mulheres mordidas pela aranha estavam propensas a uma forma de histeria. SAGG Napoli revela a que ponto os traumatismos sufocados das mulheres podem se metamorfosear e evoluir na cultura popular, desde uma picada de um animal até uma dança na moda.

Engajada e feminista, ela não hesita em se expressar em vídeos e nas redes sociais. Das unhas ao cabelo, das roupas às curvas e músculos de seu corpo, SAGG Napoli faz da totalidade de sua pele uma entidade porta-voz de uma mensagem plural.

Desde 2020, ela pratica o tiro com arco como atleta de alto rendimento, uma simbologia estética de sua relação com o corpo. Além de fazer dessa prática, o fôlego de sua carreira. SAGG Napoli encarna essas mulheres fortes que fascinam e inspiram Maria Grazia Chiuri. A força de sua arte aliada à força de seu arco, acertando em cheio no alvo.

DIOR_SHOW_230924_12_1641

© Laura Sciacovelli

240922_DIOR_S01_162
DIOR_SHOW_230924_12_1641