O nascimento
de uma nova rosa

Uma ode à rosa, a rainha das flores, tão apreciada por Christian Dior. Assim é Rose Star, o tão aguardado opus inédito que chega para enriquecer a La Collection Privée. Uma fusão de legado e modernidade em uma fragrância unissex, generosa e sensual. Seu autor, Francis Kurkdjian nos conta sua gênese. Por Marie Audran.

F122_ROSE_STAR_25_P01A_KEY_VISUAL_DP_SW_F39

© FEDERICO BERARDI

“Conjugar legado e modernidade, masculino e feminino, representa um fabuloso leque de possibilidades que é fascinante a ser explorado na Dior.”

– Francis Kurkdjian

Marie Audran: Rose Star celebra dois códigos de predileção da Dior...

Francis Kurkdjian: Eu quis deliberadamente sobrepor as cinco pontas da estrela da sorte de Monsieur Dior às cinco facetas que percebo na rosa centifolia. Dois códigos potentes da Dior: a estrela de Christian Dior, que mudou e guiou seu destino para a fundação de sua própria Maison em 1946, e o amor pelas rosas e flores que o estilista cultivou durante sua vida inteira, desde a infância no roseiral de sua mãe Madeleine, em Granville, até o campo de rosas centifolia de sua propriedade La Colle Noire, no sul da França, a poucos quilômetros de Grasse.

MA: A rosa é uma estrela da La Collection Privée Christian Dior e da perfumaria no geral. Como Rose Star se diferencia?

FK: Ela se destaca porque ela é Dior! Pela sua opulência, seu “espírito corola” e característica aveludada que são próprios da Dior, pelo seu corpo bem estruturado e sensual e que é expresso de diversas formas: quando viramos uma rosa de ponta cabeça, enxergamos diversos vestidos Dior, como o emblemático Junon, concebido por Christian Dior em 1949, uma obra de arte da alta-costura, que ainda hoje conserva sua modernidade. Ao criar um perfume Dior, integramos essa iconografia memorável e atemporal. É importante refletir sobre como usamos as referências e até onde o passado deve ser seguido para não produzir algo literal. Adoro a história, mas também amo a insolência...

MA: Como você exaltou toda a modernidade e insolência da rosa?

FK: Ao contrário das variedades de jasmim que possuem um perfume relativamente uniforme, as rosas proporcionam uma grande pluralidade de aromas. Na perfumaria, paradoxalmente, utilizamos apenas dois*. Neste caso, escolhi que não destacaria o acorde clássico rosa-patchouli. Decidi sublimar esta rosa com uma faceta frutada.

* A rosa damascena e a rosa centifolia, também conhecida como “rosa de maio”.

Beauty - PCD - LCP ROSE STAR 1
 / 
00:00
Beauty - PCD - LCP ROSE STAR 1
 / 
00:00

MA: Como essa Rose Star afirma sua universalidade?

FK: Desde sua criação em 2004, a La Collection Privée se liberta das convenções e elimina as fronteiras do masculino-feminino. Eu não queria uma rosa com gênero e usei como inspiração a rosa centifolia, a rosa de Grasse, musa de Christian Dior. Busquei as cinco facetas desta rosa que poderiam corresponder às cinco pontas da estrela: um leve toque cítrico de limão; uma irrupção frutada, com notas de lichia cobertas de framboesas; uma faceta apimentada com uma pitada de cravo; uma outra envolta em mel, lembrando uma geleia; e a quinta, que poderia ser o umami da rosa, a sensação aveludada de uma pétala, voluptuosa, envolvente, acariciante. A essa cremosidade almiscarada se associa um aspecto amadeirado, límpido, cintilante, quase metálico, como se imaginássemos um pedaço de madeira mergulhado em aço ou titânio, pungente como os espinhos da rosa...

MA: Você é muito “visual” em suas criações. Como você desenharia a singularidade de Rose Star?

FK: Eu não sei desenhar, de certa forma, foi por isso que me tornei perfumista, mas Rose Star possui uma textura aveludada estruturada, uma dualidade arquitetural, como se o caule que percorre a verticalidade da flor, representasse um pilar, uma espinha dorsal que impede que esta rosa seja muito lascívia. Seu aroma se desenvolve em 3D, como uma obra, como um traje. A rosa e a estrela formam uma rosa dos ventos, outro importante emblema da Dior, evocando essa dança olfativa contemporânea.

F122_ROSE_STAR_25_P04D_INGREDIENT_L4_F39

© FEDERICO BERARDI

Beauty - PCD - LCP ROSE STAR 2
 / 
00:00
Beauty - PCD - LCP ROSE STAR 2
 / 
00:00
F122_ROSE_STAR_25_P01A_KEY_VISUAL_DP_SW_F39
F122_ROSE_STAR_25_P04D_INGREDIENT_L4_F39