DIOR HOMME:
íris ao masculino

Francis Kurkdjian propõe uma releitura inédita do perfume Dior Homme. Pela primeira vez, o íris é a estrela principal. Descoberta desta reinterpretação virtuosa, encarnada por Robert Pattinson.

Beauty - PCD Parfum Dior Homme
 / 
00:00
Beauty - PCD Parfum Dior Homme
 / 
00:00

© The Blaze

Há quase 20 anos os homens podem contar com um rastro assinatura, que associa estilo e audácia: Dior Homme. Francis Kurkdjian se inspirou no equilíbrio fundamental dessa fragrância icônica, para infundir a ousadia e a modernidade de sua visão. Celebrando o espírito inovador da Dior, ele (re)escreve uma versão extraordinária onde, no centro dessa narrativa, se encontra um íris em doses generosas, profundamente nobre e complexo. O perfumista desenha uma paisagem olfativa delicada e luminosa como a flor, robusta e singular como seus rizomas. Entre suas pétalas sutis e suas raízes vigorosas, eclode uma dualidade, um concentrado ambarado, amadeirado e floral que une o feminino ao masculino. Dior Homme é uma partição distinta e perceptível dentre as demais, é a expressão de uma força suave e articulada acerca de uma conjugação masculina do íris. A partir dessa estrutura, eu redefini sua arquitetura clássica, redesenhei seu voluptuoso contorno, acentuando o rigor e a potência de sua forma para expressar uma sofisticação mais sensual e contemporânea”, explica Francis Kurkdjian.

Envolvente, inebriante, ele prolonga o legado dos perfumes masculinos da Dior, onde as flores manam majestosamente. A nova composição supera o desafio de reunir os ingredientes emblemáticos do Dior Homme, enfatizando-os em sua forma mais pura. Um desabrochar por inteiro da íris. As flores são cultivadas durante três anos, mais três são necessários para secar suas raízes, em seguida, elas são minuciosamente trituradas para se tornarem o pó de onde será extraído o óleo essencial, usando uma técnica tradicional de hidrodestilação. O fruto do procedimento centenário é resfriado e posteriormente transformado em uma manteiga vegetal única. Esse acorde encorpado e texturado incorpora também a densidade do patchouli, com o hipnótico vetiver e toques de cumarina. Sintetizada e condensada, a criação infinitamente preciosa nos toca diretamente no coração.

_HBA3526_L4_F39

© ÉRIC GUILLEMAIN

Dior Homme é uma partição distinta e perceptível dentre as demais, é a expressão de uma força suave e articulada acerca de uma conjugação masculina do íris.”

– Francis Kurkdjian

_HBA4465

Suas notas arrebatadoras envolvem a pele de um homem guiado por um impulso vital, um homem manifestamente viril, que abraça suas emoções, entre fervor e sedução. Uma figura magnética, personificada por Robert Pattinson, o rosto da fragrância Dior Homme desde 2013. Para este opus, o filme da campanha publicitária foi novamente dirigido pela dupla francesa The Blaze, um feliz reencontro com o ator que sela um diálogo criativo de longa data com a Maison Dior1. Através de imagens em ritmo acelerado, marcadas por uma edição eletrizante e sensual, emerge a energia absoluta de Nova Iorque. Na efervescência da cidade que nunca dorme, dos arranha-céus de Manhattan à Península de Rockaway, o embaixador Dior encarna uma masculinidade sensível, irresistível. De dia ou de noite, pelas ruas da Big Apple, ele dança, ele boxeia como se desafiasse a gravidade, ele encontra sua amada. Hipnótico. Ele declara seus sentimentos, abraça sua paixão, carnal e sólido como uma rocha. “If you want a lover / I’ll do anything you ask me to / (…) If you want to strike me down in anger / Here I stand, I’m your man”. Reverberando como um hino desse fervor suave, I’m Your Man, canção cult de Leonard Cohen, especialmente remixada para a ocasião2, carrega em si a quintessência de Dior Homme.

Neste novo recito Dior, Robert Pattinson revela essa graça fervorosa, esse oximoro magnífico, esse ar enigmático, ao mesmo tempo cativante e reconfortante. Em uma atmosfera misteriosa, ele ressuscita a era de ouro dos heróis de cinema, movidos por esse contraste fantástico entre força e delicadeza. Nas telas da sétima arte, eles fascinam tanto por seu carisma como por suas imperfeições, como por exemplo, Marlon Brando, James Dean ou Paul Newman, cada um com seu charme misterioso e devastador. Este prisma inédito de Dior Homme não poderia ter uma melhor expressão artística, ambos em termos de seu universo visual e de seu ícone, para irradiar toda sua intensidade, indiscutivelmente cativante.

1 Em 2020, a dupla The Blaze dirigiu o filme da campanha publicitária Dior Homme encarnada por Robert Pattinson.
2 A canção emblemática foi especialmente remixada pela dupla The Blaze.
_HBA5035

A força suave de Dior Homme por Robert Pattinson*

Dior Magazine: Os heróis que você interpreta no cinema deixam uma marca em você. Quais similaridades você possui com o homem Dior desta campanha?

Robert Pattinson: Certamente. O melhor da profissão de ator é isso. A maioria das pessoas não tem a oportunidade de explorar as diversas facetas de sua personalidade. Isso permite descobrir mais sobre si mesmo. Neste filme, eu encarno um homem seguro de si, com um charme devastador. Fazer esse tipo de atuação diante das câmeras é um exercício complexo. A arte da sedução é muito subjetiva e nem sempre é fácil interpretá-la diante de uma equipe inteira de produção. [Risos.]

DM: Como você enxerga essa nova visão da masculinidade apresentada nesta campanha Dior Homme?

RP: Esse homem tem um toque de vulnerabilidade e de sensibilidade. Ele amadureceu, cresceu. Acredito que seja a definição da masculinidade hoje.

*De Cab Confessions.

_HBA4528
_HBA3526_L4_F39
_HBA4465
_HBA5035
_HBA4528