mockup 0516_NEW

Entrelinhas

As múltiplas facetas do visual Dior, elaboradas por Maria Grazia Chiuri, são reveladas através das linhas sóbrias de Mats Gustafson. Uma coletânea concebida como um exercício de elegância gráfica, realizada pela editora Rizzoli.

PAP_AH_2020_5

© MATS GUSTAFSON

Um traçado deslumbrante e intenso, repleto de poesia, que capta com infinita precisão a essência do estilo Dior. Desde 2012, através da sua arte do desenho, Mats Gustafson retraça a modernidade atemporal das últimas criações, assim como os modelos icônicos que marcaram a história da Maison. Uma história da moda em movimento, contada nos dias atuais através do belíssimo livro de mesa Dior by Mats Gustafson*, que repertoria os modelos criados por Maria Grazia Chiuri desde que assumiu a Direção Artística das linhas femininas da Dior. Modelos metodicamente esboçados, a cada nova temporada, pelo artista sueco. 

Através de seus croquis, Mats Gustafson revela o desejo de se desfazer de qualquer contexto, elementos decorativos e ornamentações para exaltar a busca absoluta da genuinidade do traje, cuja representação é o intuito final.Deste modo, seus traços revelariam uma quase abstração, se não entregassem, ao mesmo tempo, uma infinidade de detalhes, refletindo a delicadeza de uma renda, a complexidade dos bordados, o toque sensual do couro de uma bolsa, as linhas arquitetônicas de um modelo, tão caras a Monsieur Dior. Através de uma fusão de colagens e aquarelas, realçadas por traços instintivos, as suas composições interpretam a textura, a superfície, a transparência de um tecido, como um poema didascálico. Para a coleção alta-costura primavera-verão 2024 da Maison Dior, o artista doma o bailar ondulante do Moiré, que sublima os looks do desfile, verdadeira expressão de uma técnica que ultrapassa os limites de um artesanato de excelência.

*Publicação pela editora Rizzoli em outubro de 2024. 

4937-23B MGN_DOR SS18_HC

© MATS GUSTAFSON

4937-24A MGN_DOR SS18_HC

© MATS GUSTAFSON

“Um croquis deve sugerir uma passada, uma presença, um gesto, ele deve evocar uma silhueta em ação, já dotada de vida.”

Christian Dior et moi

4937-88A FW22_HC_62

© MATS GUSTAFSON

4937-120C MGN_DOR SS24

© MATS GUSTAFSON

Um domínio ímpar que também lhe permite representar a beleza de um drapeado, a forma como um tecido veste e sublima o corpo. “Um vestido só se torna interessante quando é usado”, revela o artista, reverberando a visão de Monsieur Dior que acreditava que “para um vestido ser bem sucedido, é preciso imaginar como ele será no movimento da vida”. Tudo está dito... no silêncio deslumbrantemente eloquente desses preciosos clichês, arquivos inestimáveis que registram o futuro da alta-costura.

Um livro indispensável, dotado de ilustrações inéditas, como por exemplo a coleção Dior prêt-à-porter outono-inverno 2020-2021, e o vestido Miss Dior criado em 2021, especialmente para a musa do perfume homônimo, Natalie Portman.

mockup 0516_NEW
PAP_AH_2020_5
4937-23B MGN_DOR SS18_HC
4937-24A MGN_DOR SS18_HC
4937-88A FW22_HC_62
4937-120C MGN_DOR SS24